terça-feira, outubro 31, 2006

Museu Eduardo Chillida

Muito se terá escrito já sobre o escultor espanhol Eduardo Chillida, mas a verdade é que haverá ainda muito para dizer e, acima de tudo, aprender. A par de Oteiza, Chillida é o maior escultor-arquitecto do século XX em Espanha. Teve, durante anos, um impacto tal na escultura, e mais recentemente, na arquitectura, que foi homenageado diversas vezes pelo mundo fora, por diversas identidades. Hoje, as suas memórias descansam em "solo sagrado" no seu museu no País Basco, mais precisamente em Hernani, perto de San Sebastían.

Chamei-lhe escultor-arquitecto porque as suas obras, quer escultóricas, quer desenhadas são de uma forte presença arquitectónica e não será de estranhar que Chillida tenha desistido do curso de arquitectura para se tornar escultor. As suas obras reflectem espaços, sombras, matérias, profundidade e peso, invulgares na escultura e mais utilizadas na criação da arquitectura.
Eduardo Chillida nasce em 1924 e em 1947 abandona o curso de arquitectura para se dedicar à escultura e ao desenho. Para tal, vai viver para Paris onde em 1950 realiza a sua primeira exposição. São precisos oito anos para obter o primeiro prémio na Bienal de Escultura de Veneza. Seguiram-se o prémio Kandinsky, a Medalha de Ouro de Belas-Artes em Madrid, o Grande Prémio de Artes em França, e o Prémio Príncipe das Astúrias, entre outros. É convidado em 1971 para ser professor em Harvard e em 1994 é nomeado professor na Universidade de Madrid. A 19 de Agosto de 2002 falece em San Sebastían, sua terra natal e deixa um legado imenso de trabalhos que resultam no futuro museu com o seu nome. O Museu nasce de um descobrimento de Eduardo e da sua mulher da Finca Zabalaga, local onde se encontra o Museu, em 1983. Ao comprarem parte da Finca, Eduardo resolve recuperar parte das ruínas existentes nos terrenos com o seu amigo arquiteco Joaquín Montero. Chillida conta unicamente com o seu património familiar para recuperar o espaço e assim se cria o Museu Chillida Leku.

O site do museu é explicativo de cada fase da sua vida e obra (aqui). Recupera a sua história e deixa cada visitante com vontade de explorar aquele espaço com a maior minúcia possivel. É o desejo de muitos arquitectos espalhados pelo mundo fora, visitar este "mausoléu" e aprender com ele o que a arte tem de melhor: a sua pureza em estado bruto.

Fica o desejo e algumas imagens para algum dia ver ao vivo...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

I will not concur on it. I over nice post. Especially the designation attracted me to review the intact story.

11:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

9:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Opulently I assent to but I contemplate the collection should have more info then it has.

4:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Well I assent to but I think the brief should secure more info then it has.

2:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home