sexta-feira, outubro 27, 2006

David Maisel e Los Angeles


Apesar de nunca ter estado em Los Angeles, Califórnia, posso seguramente atestar a grandiosidade da cidade. Los Angeles tem uma expansão idêntica à da Cidade do México mas caracteriza-se pela sua quantidade infindável de auto-estradas e viadutos. Tornou-se tão cinematográfica que os filmes de Robert Altman ou, mais recentemente, de Michael Mann (Collateral e Miami Vice) são exemplos perfeitos de uma visão actual da cidade. A cidade parece extender-se por kilómetros e kilómetros e tem uma densidade de construção que alimenta, por si só, mais construção. A deslocação numa cidade como Los Angeles é feita, essencialmente, por veículos motorizados e o simples acto de andar parece uma miragem.
David Maisel é um fotógrafo que ficou conhecido pelas séries "Black Maps", "The Lake Project" ou "Terminal Mirage", que foca as suas atenções nos extremos da poluição, e na destruição do nosso planeta. A sua nova exposição, "Oblivion", na Paul Kopeikin Gallery em Los Angeles, foca-se sobre fotografias aéreas, tiradas a preto e branco, da cidade de Los Angeles. A beleza de cada fotografia é inquestionável, bem como o intuito de dar a entender a realidade do "puzzle" que é a cidade e da sua intensa densidade. Não podemos esquecer que, ao todo, são 10 milhões de habitantes a residir numa única cidade, viva e como um organismo autónomo do resto da país.
Fica-nos a vontade de conhecer o artista e a cidade. Atravessar estas vias rápidas e perceber a dimensão das coisas. O horizonte é longinquo e o fim é invisível. Tudo parece distante e a cor parece desaparecer, tal como nestas fotografias de Maisel.