quarta-feira, setembro 13, 2006

Frank Gehry e o eterno Parque Mayer


Meses depois de ter sido anunciado o cessar de contrato com o arquitecto norte-americano Frank Gehry, este fim-de-semana, no semanário Expresso, saiu a notícia que durante o mês de Agosto, o actual Presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, foi visitar à California o arquitecto, acompanhado de Fontão de Carvalho (vice-Presidente da autarquia), e de Gabriela Seabra, vereadora do Urbanismo. Houve significativas alterações ao porjecto inicial apresentado por Gehry, ao qual se aliou o facto de se manter o antigo Capitólio, da autoria de Cristino da Silva, que vai assim sofrer uma recuperação. No seu projecto inicial, Gehry não contemplava a sua preservação e demolia-o sem olhar para trás, o que foi, de imediato, um indício de que o arquitecto norte-americano, não tinha noção do valor patrimonial que tinha pela frente.
A parte mais preocupante da notícia veio com as declarações de Fontão de Carvalho, que dizia: "Pretendemos que o arquitecto Gehry se mantenha ligado ao projecto porque isso é uma importante mais-valia para a cidade, até do ponto de vista turístico."
Será assim tão mais-valia trazer um arquitecto do "starsystem" que se interessa pouco na recuperação do espaço existente e parece mais preocupado na construção desmesurada de 3 novos teatros, escritórios e habitação. Parece-me estar longe de um consenso popular, mas apenas será consensual relativamente à mais valia turística que terá, pois tudo o resto parece não ter a mesma importância e relevância. Onde anda o IPPAR quando é preciso?