sexta-feira, setembro 08, 2006

Falem com ela...


Depois de ver e rever um dos mais conseguidos filmes de Pedro Almodóvar, "Hable con ella", não nos podemos deixar de questionar se conversar com alguém em estado vegetativo fará algum tipo de reacção aos estímulos do cérebro.
Pois hoje mesmo, saiu uma reportagem na revista "Science", que aponta para que qualquer pessoa que esteja em estado vegetativo, neste caso coma, pode responder a certas questões através de estímulos cerebrais. Não sou de todo um entendido nesta questão, mas sempre me causou curiosidade saber se alguém nesse estado teria respostas, ainda que interiores.
Foi o que um grupo de cientistas fizeram, com uma jovem de 23 anos que se encontra em coma há cinco meses. Foram-lhe colocados questões ao qual ela respondeu através de estímulos enviados pelo cérebro. Tal como na personagem de filme de Almodóvar, a rapariga em questão mantinha certos aspectos da sua vida natural, com ciclos de sono e vigília e foi através de uma ressonância magnética funcional que conseguiram os resultados inesperados. Fizeram-lhe perguntas, criaram-se barulhos estranhos, e até se pediu o significado de algumas palavras hómofonas, em que era preciso distinguir o significado de cada palavra para perceber o que tinha sido dito. Tudo isto, no entanto, aponta para que exista, de facto, um processamento semântico numa total ausência de consciência, mas é um passo em frente perceber o que leva o corpo a desligar e a mente não.