segunda-feira, setembro 04, 2006

Futuras Estreias

Ao longo do que resta do ano de 2006 e em 2007, vamos assistir a uma série de estreias cinematográficas todas apontadas para a próxima edição dos Óscares. Entre eles elegi 8 fitas que vão concerteza concorrer entre as melhores. Aqui vai:

Marie-Antoinette (dir. Sophia Coppola)
com Kirsten Dunst, Jason Schwartman, Rip Torn e Asia Argento.

Sophia Coppola regressa com a rainha de França Marie-Antoinette, coroada com apenas 15 anos. Depois de "Lost in Translation"Coppola pega de novo numa personagem feminina e dá-lhe um toque modernista com cenários do século XVIII. Filme muito esperado pelo público e pelos críticos, depois de ganhar uma estatueta dourada com o guião do seu primeiro filme.




Babel (dir. Alejandro Gonzalez Iñarritu)
com Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael Garcia Bernal.

Três histórias colidem umas com as outras num filme que pretende relatar a situação actual de medo ao terrorismo que hoje se vive em todo o mundo, e a desconfiança que isso pode gerar entre os povos. Filme passado em Marrocos, Túnísia, Japão e México filmado por Iñarritu, realizador de "21 Gramms" e "Amores Perros".





The Departed (dir. Martin Scorcese)
com Leonardo di Caprio, Jack Nicholson, Matt Damon, Alec Baldwin, Martin Sheen.

Novo filme de Scorcese pós-desaire nos óscares com "The Aviator", que volta a contar com Di Caprio no papel de um jovem polícia de Boston que procura infiltrar-se na máfia actual chefiada por Costello (J. Nicholson). Filme de baixo orçamento que procura recolocar Scorcese na sua melhor forma artística.





World Trade Center (dir. Oliver Stone)
com Nicholas Cage, Maggie Gyllenhaal, Maria Bello e Michael Peña.

O filme mais emotivo da longa carreira de Stone dá-nos a visão do desastre do 11 de Setembro de 2001, através da vivência de 2 polícias de Nova Iorque. Sério candidato aos Óscares, se as pessoas tiverem a coragem e a resistência emocional de o ver e de o analisar.






The Fountain (dir. Darren Aronovsky)
com Hugh Jackman, Rachel Weisz e Ellen Burstyn.

Filme que relata a odisseia de um único homem através do tempo, unicamente para salvar a mulher que ama. Depois de "Requiem for a Dream", Darren Aronovsky traz-nos mais um filme cheio de imaginação em que Hugh Jackman é o actor principal transformando-se ao longo do filme e do tempo entre Conquistador do século XVI, Cientista dos tempos modernos e Astronauta no século XXVI. Um filme diferente que explora o sentido da vida e da vida eterna.




Hollywoodland (dir. Allen Coulter)
com Adrien Brody, Ben Affleck, Diane Lane e Bob Hoskins.

Hollywoodland é um filme que nos fala do preço da fama em Hollywood nos anos 50. Um detective privado procura saber a razão da morte de George Reeves, um ícone da Tv americana que encarnava Superman semanalmente da série. Depois de uma alegada depressão com o final da série, Reeves é encontrado morto na sua casa e alega-se suícidio. Mais tarde vem-se a saber que Reeves tinha um caso com a mulher do patrão da MGM Eddie Mannix e o caso torna-se ainda mais mediático e tórrido para a imprensa.


The Prestige (dir. Christopher Nolan)
com Christian Bale, Hugh Jackman, Michael Caine.

Filme do realizador de "Memento" e "Batman Begins", regressa agora com um filme que retrata dois mágicos, no final do século XIX, que se tornam rivais de tal forma que se transformam em assassínos só para poderem testar novos truques e segredos de magia. Como extra, temos a aparição nos ecrans de David Bowie, que regressa em força ao cinema.





The Black Dahlia (dir. Brian de Palma)
com Scarlett Johansson, Josh Harnett, Hillary Swank e Aaron Eckhart.

Brian de Palma situa-nos em Los Angeles nos anos 40. Dois polícias investigam a morte de Elizabeth Short, uma jovem assassinada brutalmente. Ao concluir que a sua namorada esteve envolvida no assassínio, um dos polícias vê-se obrigado a fazer um jogo de corrupção e mentiras para ilibar a jovem em questão. Um filme tipicamente ao estilo de Brian de Palma, cheio de suspense e intriga.