segunda-feira, agosto 28, 2006

Filme da Semana


"SUPERMAN RETURNS"
Um trabalho assombroso. Uma direcção certa e meticulosa. Bryan Singer (real.) traz-nos de volta o "Homem de Aço" que adorámos idolatrar em crianças. Quando digo traz de volta, refiro-me a um regresso no verdadeiro sentido da palavra. O nosso ídolo volta em grande e em força num filme, como era esperado, recheado de acção, pipocas e coca-cola. Mas, traz, com alguma supresa, uma enorme dose de humanidade e de sentimentos contraditórios em relação a todas as personagens que rodeiam o super-herói, com principal incidência na personagem de Lois Lane, interpretada por Kate Bosworth, uma semi-estreante que começa algo insegura mas que se revela uma agradável supresa e um "twist" em relação à antiga Lois Lane dos filmes anteriores. O filme centra-se no regresso do eterno salvador da humanidade à terra, e não podia ser mais apropriado, numa altura em que o mundo se sente perdido e confuso, é de facto imprescindível perceber onde fica a razão e onde fica a loucura, personificada glorificadamente por Kevin Spacey, que substitui o já eterno Gene Hackman no papel de Lex Luthor.
Ficam-nos na memória imagens como o salvamento do avião que transporta Lois Lane, e o ataque natural à cidade de Metrópolis, recheado de pequenas delicias visuais e pormenores que elevam o filme a um preciosimo até agora nunca visto em termos de efeitos especiais. O resultado é um filme extremamente bem dirigido, uma história bem pensada e diálogos com alguns clichés mas numa dose aceitável.
Um filme para ficar na memória, principalmente daqueles que nunca acreditaram num renascimento do herói após a morte de Reeve. Brandon Routh, estreia-se aqui da melhor maneira, criando uma atmosfera credível e extremamente fiel ao original, e dando corpo ao manifesto, sendo ele um verdadeiro herói que se destaca de outras vedetas que pretendiam ocupar o seu cargo.
Uma nota positiva para um filme aguardado por muitos. Singer mostra escola, e mostra algumas homenagens aos mais fanáticos adeptos da BD, incluíndo uma morte prematura do herói e uma supresa em relação ao seu futuro.
Estrelas: *****