quinta-feira, julho 20, 2006

A Beleza da Arquitectura


A arquitectura, como a conhecemos, pode ser uma arte. Pode ser o que de mais precioso uma cidade tem, preservando o antigo e explorando o futuro, arriscando com inovação em projectos e arquitectos que possam, ao mesmo tempo, dar uma visão global, segura e ideológica que uma cidade merece. Portugal está na Europa, ainda que na cauda, mas vive e tem que viver virada para o futuro. Embora seja dificil de admitir, o futuro de cidades como Lisboa, Porto, Faro entre outras, é olhar para o seus vizinhos mais próximos e desenvolvidos e aprender com os seus erros e com as suas virtudes. Cidades europeias como Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Amesterdão e Berlin reflectem o que de melhor se quer para uma cidade que pensa no futuro e que faz dele o seu mote para avançar. Em Portugal, a nossa consciência é ainda pequena demais para querer ver isso mesmo. Vemos cidades como Lisboa a degradarem-se dia após dia, e ficamos indignados "que nada seja feito", quando somos os primeiros a cruzar os braços e esperar pelo dia seguinte.
Fernando Guerra, fotógrafo de profissão, fez questão em manter uma mente aberta aquando da abertura de um site dedcado, unica e exclusivamente, à arquitectura que se faz, não unicamente em Portugal mas lá fora também. O seu site faz-nos ver o que podemos esperar do amanhã se os representantes governamentais entenderem a importância que pode ter um arquitecto e o seu trabalho. Fernando Guerra mostra-nos a beleza, a funcionalidade e dá-nos um sentimento de alegria ao ver ue tudo isto é possível num país que parece de costas voltadas para a recuperação de um património, para a construção de futuros que tenham algum significado, e que permanecam para outras gerações.
A arquitectura é muito mais que imagens, mas se elas são tudo o que podemos mostrar para convencer as pessoas, temos que usá-las como armas de defesa contra quem não acredita nos arquitectos e que eles podem mudar o mundo...para melhor, mas por vezes, também, para pior...
"Para quando os ventos de mudança?..."
Cliquem aqui para testemunhar!