quinta-feira, julho 20, 2006

80´s



aí....saudosos anos 80!
Pois é, quem me conhece sabe que existem algumas coisas que me fazem vibrar que nem um louco, sendo que uma delas é o futebol (nomeadamente o sporting, mas mais recentemente, a nossa selecção!), existem algumas memórias deixadas pelos anos 80, que já começam, perigosamente, a parecer distantes, que me deixam saudoso, mas com vontade sempre de saber mais e (re)descobrir o que já passou. Falo, mais precisamente, dos aos 80. Quem viveu, como eu, e ainda mais, os anos 80, sabe do que falo. Há quem queira esquecer tudo dessa atura (penteados, roupas, acessórios, políticos e até mobilias...), mas a verdade é que a moda está a pegar: tudo o que foi dos anos 80 está na moda, e reconverter objectos, mobília, ideias, filmes, actores e , acima de tudo, música desta altura é um "hype" que voltou quando a "Senhora" Madonna resolveu mexer no baú e ressuscitar a época, transformando cada video e cada concerto numa vedadeira "boite" dos 80´s, e com penteados a condizer.
Nada disto me surpreende quando até já existe um site na internet dedicado a tudo o que fez parte dessa época, desde música, livros, roupa, e até jogos infantis (quem não se lembra do cubo de Rubrick...)
Fica o fascínio de uma música quem assentava numa base de divertir e ser divertida, sem preconceitos e sem ideias de ser grandiosa ou querer ficar n história. Havia sim, um objectivo, o de colocar uma simples melodia na cabeça de cada pessoa...quem não se lembra de cantar, assobiar ou apenas murmurar uma melodia que fosse dessa altura? "Like a Virgin", "Thriller" e outras tantas??
Para a História da Música ficou Prince, Billy Idol, Roxy Music, Duran Duran, Madness, Culture Club, Talking Heads, David Bowie, Wham, Simply Red, Sade, Suzanne Vega, Lionel Richie, Samantha Fox, Pat Benatar, Tears for Fears, Cool & the Gang, J.Geils Band, Visage, Go West, Rick Astley, Psychedelic Furs, Simple Minds, Tracey Ullman, Supertramp, Dire Straits, The Buggles, Fairground Attraction, Waterboys, Sof Cell, Eurythmics, Huey Lewis and the News, Phill Collins, Cindy Lauper, Men at Work, Ultravox, Kate Bush....bem, podia continuar por aí fora, são tantos e tantas as saudades!
E os vossos favoritos?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para mim, é do melhor...
Ainda hoje de manhã ouvi "We are the world" e juro-te que me arrepiei... Fantástico como algumas músicas parece que entram dentro de nós, circulam nas nossas veias, e fazem parte da nossa essência!
Que saudades do True Colors da Cindy Lauper, da Belinda Carlisle e das Bananarama.... Tu destas lembras-te menos, que eram coisas de miúdas!
Bjs

6:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai o teu fanatismo pelos 80's...
Mas tenho que reconhecer que aprendi muito contigo sobre gostar dos anos 80.
E existe mesmo essa mistura de sentimentos entre saudades e repulsa, o medo de abrir o baú. O melhor exemplo disto é a recente campanha da "Nestea Mudasti".
[Quem és tu? Sou tu e não há muito tempo.]

9:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home