sexta-feira, julho 21, 2006

Estalagem de São Domingos


Há cerca de 3 para 4 anos, realizei para a cadeira de projecto na Universidade Autónoma de Lisboa (curso de arquitectura), um projecto de renovação e construção de um museu de arqueólogia industrial para uma zona do profundo alentejo, Minas de São Domingos. O projecto envolvia um museu e toda uma parafernália de apoios necessários aos visitantes, sendo esta uma zona de minas deixadas ao abandono e a necessitarem de uma urgente intervenção.
Venho agora descobrir que a casa senhorial (propriedade de ingleses) que servia a comunidade inglesa na zona, foi transformada em pousada/estalagem, e tornou-se hoje romaria obrigatória para qualquer turista espanhol das redondezas.
Historicamente, as minas pertenceram sempre a ingleses, proprietários e exploradores de todas as minas da zona. A casa senhorial, trazia prestígio a uma zona esquecida no interior do país, e seria o único edifício de relevância para a aldeia.
Miguel Coelho, fotógrafo, traz-nos agora um portfolio recheado de imagens da transformação do local em estalagem de luxo. A ideia é de louvar e o trabalho investido nesta recuperação é sinal de que se pode começar realmente a pensar numa transformação da zona, que bem merece uma visita.
Aqui fica o endereço.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Visitei contigo Minas de S.Domingos, foi sem dúvida um dia fantástico, fomos também ao Pomarão e nunca me hei de esquecer desse passeio pelo alentejo que eu desconhecia. Nessa altura eu ainda estava no 2º ano (U.A.L. arquitectura) mas fiquei com vontade de chegar ao quarto só para poder fazer o mesmo que vocês, fiquei fascinada com as Minas.
Quando cheguei ao 4º ano estava tudo diferente e não poder trabalhar em Minas de S.Domingos ficou-me atravessado.
Agora vais ter que levar a visitar a nova pousada.

9:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pedro,

Obrigado pela referência que só agora descobri. Foi um prazer fotografar a estalagem... e a qualidade do projecto do João Cassiano Santos ajudou.

Um abraço
miguel

1:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home