sexta-feira, novembro 17, 2006

Beijing - Pequim

Existem cidades como Lisboa, Manchester, Oslo, Amsterdão, ou Viena e depois existem "cidades" como Nova Iorque, Berlim, Paris, São Paulo ou Pequim. Cidades maior que a vida dos seus habitantes e que irão para sempre existir, no tempo e nas memórias dos seus habitantes e dos seus visitantes.
Pequim, para ser mais preciso, é uma cidade gigantesca. Uma cidade que adorava conhecer e que cada vez mais merece uma visita ao que de melhor e maior na arquitectura contemporânea existe actualmente. Obras de nomes tão sonantes das arquitectura moderna como Rem Koolhaas, Dominic Perrault, ou Christian de Portzamparc estão a transformar a outrora "cidade vermelha" numa meca da arquitectura.

Um recente estudo de urbanistas chineses revelou uma impressionante ambição dos seus futuros planos para a cidade: Pequim quer crescer, mas não para cima, como muitos ambicionariam, mas para baixo, sendo de prever que cerca de 30 milhões de metros quadrados possam ser construídos nas próximas décadas, numa cidade que já não pode crescer para os lados e pouco mais para cima.

O objectivo é criar uma nova cidade subterrânea que possa rivalizar com a que existe há séculos ao nível do mar, e já foram identificados 17 espaços onde tal pode acontecer, até 2020!


PS: Para quem gosta de cinema tente procurar um filme francês chamado "Renaissance" que foca a maior parte dos seus espaços exteriores em espaços construídos subterrâneamente na cidade de Paris em 2054. Um excelente exemplo a seguir para tempos futuros e planeamentos futuristas...